quinta-feira, 23 de maio de 2024

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA DA UFAM, EM BENJAMIN CONSTANT/AM

Com um público de aproximadamente 120 pessoas participantes no Auditório do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM, no último dia 17 de maio de 2024, o Programa Residência Pedagógica (PRP) dos cursos de Pedagogia e Letras do referido Instituto, realizou a Socialização das atividades desenvolvidas e a finalização do programa iniciado em novembro de 2022.



Este Programa, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi desenvolvido tendo como norte o Edital n. 24/2022, que buscou o aperfeiçoamento profissional dos licenciandos. Os residentes que participaram do desenvolvimento do programa receberam bolsas no valor de R$ 700,00, mas também contou com a participação de residentes voluntários.

No Instituto de Natureza e Cultura, o PRP teve três subprojetos aprovados, sendo coordenados pelos Professores/as:  Maria Auxiliadora dos Santos Coelho (Pedagogia) Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante (Língua Portuguesa), e Juan Emílio Garcia Torres (Língua Espanhola) atingindo 08 escolas da rede pública do município de Benjamin Constant, no sudoeste do Amazonas, na tríplice fronteira do Brasil, com a Colômbia e o Peru.




O Seminário de Socialização dos trabalhos teve uma metodologia de avaliação dos resultados com exposição dos docentes orientadores de cada subprojeto, mesa redonda com os professores preceptores das escolas e alunos residentes por meio de exposição oral. Apresentação de painéis com os trabalhos realizados por grupos de residentes/escolas-campo, exposição de banners no auditório e hall do INC, que mostraram ao público participante (professores da educação básica e do ensino superior, acadêmicos, visitantes) a articulação entre a Universidade e as escolas-campo, as atividades de ensino, pesquisa e ação promovidas, assim como os materiais didáticos construídos na relação teoria e prática.




Todos os envolvidos expressaram gratidão aos professores participantes, as escolas, a universidade e a Capes na imersão oportunizada aos estudantes no processo formativo na relação escola-universidade, que resultou na produção de material didático para as escolas da educação básicas que orientou as atividades em sala de aula, assim como produções científicas encaminhadas.





O encerramento contou com coffer break organizado pelos professores e alunos dos projetos Residência Pedagógica que foi oferecido aos convidados e ao público participante.

Com informações e fotos cedidas pelos organizadores do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário