Com um público de aproximadamente 120 pessoas participantes no Auditório do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM, no último dia 17 de maio de 2024, o Programa Residência Pedagógica (PRP) dos cursos de Pedagogia e Letras do referido Instituto, realizou a Socialização das atividades desenvolvidas e a finalização do programa iniciado em novembro de 2022.
Este Programa, com o apoio da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi desenvolvido tendo
como norte o Edital n. 24/2022, que buscou o aperfeiçoamento profissional dos
licenciandos. Os residentes que participaram do desenvolvimento do programa receberam
bolsas no valor de R$ 700,00, mas também contou com a participação de
residentes voluntários.
No Instituto de Natureza e Cultura, o PRP teve
três subprojetos aprovados, sendo coordenados pelos Professores/as: Maria Auxiliadora dos Santos Coelho
(Pedagogia) Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante (Língua Portuguesa), e Juan
Emílio Garcia Torres (Língua Espanhola) atingindo 08 escolas da rede pública do
município de Benjamin Constant, no sudoeste do Amazonas, na tríplice fronteira
do Brasil, com a Colômbia e o Peru.
O Seminário de Socialização dos trabalhos teve
uma metodologia de avaliação dos resultados com exposição dos docentes
orientadores de cada subprojeto, mesa redonda com os professores preceptores
das escolas e alunos residentes por meio de exposição oral. Apresentação de
painéis com os trabalhos realizados por grupos de residentes/escolas-campo,
exposição de banners no auditório e hall do INC, que mostraram ao público
participante (professores da educação básica e do ensino superior, acadêmicos,
visitantes) a articulação entre a Universidade e as escolas-campo, as
atividades de ensino, pesquisa e ação promovidas, assim como os materiais
didáticos construídos na relação teoria e prática.
Todos os envolvidos expressaram gratidão aos
professores participantes, as escolas, a universidade e a Capes na imersão
oportunizada aos estudantes no processo formativo na relação
escola-universidade, que resultou na produção de material didático para as escolas
da educação básicas que orientou as atividades em sala de aula, assim como
produções científicas encaminhadas.
O encerramento contou com coffer break organizado pelos professores e alunos dos projetos Residência Pedagógica que foi oferecido aos convidados e ao público participante.
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