domingo, 26 de maio de 2024

X Jornada da SIAC na tríplice fronteira: prorrogado a chamada para mostra de curta-metragem

PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO ATÉ 31 DE MAIO DE 2024



A X Jornada da Sociedade Interamericana de Astronomia na Cultura (SIAC) receberá filmes de curta metragem de até 10 minutos. Os curtas selecionados pela curadoria da mostra serão apresentados no encontro que ocorrerá na tríplice fronteira amazônica na cidade de Letícia/Colômbia e Benjamin Constant/Brasil no período de 29/07 a 03/08/2024. 

A mostra terá as seguintes modalidades:

I – Mostra de curta para público infantil (0-5 anos de idade) e anos iniciais da Educação Básica (6-10 anos de idade);

II – Mostra de curta para público adolescente dos anos finais do Ensino Fundamental (11-14 anos de idade) e Ensino Médio (15-17 anos de idade);

III – Mostra de curta para público universitário e adultos

Os curtas na língua portuguesa deverão ter legenda em língua espanhola

Os curtas na língua espanhola deverão ter legenda em língua portuguesa.

Na hora da inscrição deverá ser indicado a modalidade de participação com sinopse/resumo, ficha técnica, o link do curta-metragem para acesso pela curadoria da mostra.

O curta-metragem selecionado para a mostra receberá certificado de participação e o resumo será publicado livro de resumos do evento. 

e-mail para inscrição do curta-metragem: curtasiac.amazonas@mail.com

Llame a un cortometraje que se muestre hasta 10 minutos para el X Journey of SIAC: fecha límite de inscripción hasta el 31 de mayo de 2024

El viaje X de la Sociedad Interamericana de Astronomía en Cultura (SIAC) recibirá cortometrajes de hasta 10 minutos. Los pantalones cortos seleccionados por el curador del programa se presentarán en la reunión que tendrá lugar en la triple frontera amazónica en la ciudad de Leticia/Colombia y Benjamin Constant/Brasil del 07/29 al 03/03/2024.



El programa tendrá las siguientes modalidades:

I - La exhibición para audiencia infantil (0-5 años) y tempranos años de educación básica (6-10 años);

II La exhibición para audiencias adolescentes de los últimos años de la escuela primaria (11-14 años de edad) y la escuela secundaria (15-17 años de edad);

III - La exhibición del corto para audiencias universitarias y adultos

Los pantalones cortos en el idioma portugués deben tener una leyenda en español

Los pantalones cortos en el idioma español deben tener una leyenda del idioma portugués.

En el momento del registro debe indicarse el modo de participación con sinopsis/resumen, archivo técnico, el link del cortometraje para el acceso por la curadora del programa.

El cortometraje seleccionado para la exposición recibirá un certificado de participación y el resumen se publicará en el libro de resúmenes del evento.

Fecha límite de inscripción hasta el 31 de mayo de 2024.

Correo electrónico para registro de cortometrajes: curtasiac.amazonas@mail.com

quinta-feira, 23 de maio de 2024

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA DA UFAM, EM BENJAMIN CONSTANT/AM

Com um público de aproximadamente 120 pessoas participantes no Auditório do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM, no último dia 17 de maio de 2024, o Programa Residência Pedagógica (PRP) dos cursos de Pedagogia e Letras do referido Instituto, realizou a Socialização das atividades desenvolvidas e a finalização do programa iniciado em novembro de 2022.



Este Programa, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi desenvolvido tendo como norte o Edital n. 24/2022, que buscou o aperfeiçoamento profissional dos licenciandos. Os residentes que participaram do desenvolvimento do programa receberam bolsas no valor de R$ 700,00, mas também contou com a participação de residentes voluntários.

No Instituto de Natureza e Cultura, o PRP teve três subprojetos aprovados, sendo coordenados pelos Professores/as:  Maria Auxiliadora dos Santos Coelho (Pedagogia) Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante (Língua Portuguesa), e Juan Emílio Garcia Torres (Língua Espanhola) atingindo 08 escolas da rede pública do município de Benjamin Constant, no sudoeste do Amazonas, na tríplice fronteira do Brasil, com a Colômbia e o Peru.




O Seminário de Socialização dos trabalhos teve uma metodologia de avaliação dos resultados com exposição dos docentes orientadores de cada subprojeto, mesa redonda com os professores preceptores das escolas e alunos residentes por meio de exposição oral. Apresentação de painéis com os trabalhos realizados por grupos de residentes/escolas-campo, exposição de banners no auditório e hall do INC, que mostraram ao público participante (professores da educação básica e do ensino superior, acadêmicos, visitantes) a articulação entre a Universidade e as escolas-campo, as atividades de ensino, pesquisa e ação promovidas, assim como os materiais didáticos construídos na relação teoria e prática.




Todos os envolvidos expressaram gratidão aos professores participantes, as escolas, a universidade e a Capes na imersão oportunizada aos estudantes no processo formativo na relação escola-universidade, que resultou na produção de material didático para as escolas da educação básicas que orientou as atividades em sala de aula, assim como produções científicas encaminhadas.





O encerramento contou com coffer break organizado pelos professores e alunos dos projetos Residência Pedagógica que foi oferecido aos convidados e ao público participante.

Com informações e fotos cedidas pelos organizadores do evento.