sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária, ganha prêmio Champalimaud de Visão 2019


O projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária, uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), a Lupas Leitor, a Johnson e Johnson, a Fundação Piedade Cohen (FUNDAPI) e a Sociedade Amigos da Marinha de Manaus (SOAMAR-Manaus), que conta com o apoio da Marinha do Brasil, foi vencedor do prêmio mundial António Champalimaud de Visão 2019, recebendo a premiação de R$ 4,6 milhões.   

  Jacob Cohen (Vice Reitor da Ufam) e Victor Belfort, em Lisboa na cerimônia de premiação. Foto divulgação.

A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira (4/09), em Lisboa, em que participou parte da equipe de médicos envolvidos no trabalho. Em meio à desigualdade social e às falhas da saúde pública de países em desenvolvimento, a premiação reconhece trabalhos que previnem e combatem as deficiências visuais nestes países.


O projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária surgiu na década de 1990 e  visa diminuir o número de pessoas atingidas pelas doenças tropicais como a catarata e pterígio que atinge um grande número de amazônidas, devido aos raios ultravioletas, de grande incidência na região, principalmente, os trabalhadores de lavoura e do campo. A ação conta com vários profissionais e professores de destaque na área de oftalmologia, inclusive, com artigos e projetos publicados mostrando os avanços das cirurgias oftalmológicas. 


Seja nas comunidades das grandes cidades às comunidades indígenas e ribeirinhas mais remotas da Amazônia e de difícil acesso, estas instituições travaram uma guerra incansável pela luz, pela vida e pela dignidade humana em um trabalho de empreendedorismo social relevante. 

Em 2018, o projeto percorreu seis municípios do alto Solimões: Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo, Amaturá e Santo Antônio do Iça. Essas cidades concentram mais de 80% da população da região do Solimões,


A bordo do Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles, realizou 6.601 atendimentos clínico-oftalmológico, 3.795 atendimentos clínicos e odontológicos, 330 cirurgias, além da doação  de 3.806 óculos pela Marinha do Brasil,  durante a expedição no alto Solimões. 

O serviço leva atendimento oftalmológico às populações do interior da Amazônia desprovidas desses serviços especializados e em 2018, passou a contar com a ALCON - empresa do ramo de equipamento, materiais  e insumos oftalmológicos.

Com informações: Ascom Ufam; www.fchampalimaud.org/noticias/single/noticia-42; https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/04/oftalmologia-do-hc-ganha-maior-premio-mundial-de-prevencao-cegueira; https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/09/medicos-que-devolvem-visao-a-ribeirinhos-na-amazonia-vencem-premio-de-r-46-milhoes.shtm
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário