terça-feira, 12 de maio de 2015

I Seminário de Educação do Campo no Alto Solimões promovido pelo OBECAS.



O Programa Observatório da Educação do Campo no Alto Solimões/AM - OBECAS, desenvolve ações de extensão e pesquisa desde 2014, envolvendo diagnóstico de escolas e comunidades da área rural/ribeirinha, com vistas ao atendimento de processos de formação de professores do campo. O programa tem sede no Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM, em Benjamin Constant, com integrantes das áreas de Pedagogia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Letras e Ciências: Biologia e Química.
 

Nesse ano de 2015, o programa realizará o I Seminário da Educação do Campo no Alto Solimões/AM e II Formação Continuada de Educadores do Campo, no período de 17 a 20 de junho no Instituto de Natureza e Cultura - INC/UFAM. Tem como objetivo, além de propiciar discussões e reflexões que visem a implementação da nova política da educação do campo, também consolidar um espaço efetivamente coletivo, capaz de ampliar o debate teórico e viabilizar novas práticas e pesquisas nos diferentes espaços de educação formal e não formal no campo, explica a coordenação do evento. 

A coordenadora do Observatório, Professora MSc. Jarliane Ferreira informa que "estamos realizando este evento também para socializar as experiências obtidas por meio das ações de diagnóstico participativo desenvolvido em comunidades ribeirinhas do Alto Solimões, e do processo formativo com professores que atuam em turmas multisseriadas no campo".



O evento visa articular diferentes instituições de ensino, pesquisa e extensão, em um significa de fortalecimento e compromisso com a investigação e proposição de caminhos a serem assumidos coletivamente entorno da educação do campo, sobretudo na região do Alto Solimões em que os indicadores sociais são preocupantes, diz a Coordenadora do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário