terça-feira, 10 de agosto de 2010

II SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES NA TRIPLICE FRONTEIRA.

II SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES NA TRÍPLICE FRONTEIRA.


Josenildo Santos de Souza. Citação: SOUZA, J.S.



A proposta do projeto “II SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES NA TRÍPLICE FRONTEIRA” visa dar continuidade a Semana de Filosofia no Ensino Médio do Alto Solimões que iniciou com a I SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES DA ESCOLA ESTADUAL PIO VEIGA - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES que aconteceu no período de 17 a 21/05/2010 no município de Atalaia do Norte no ginásio Átila Lins.

Esta proposta se origina da necessidade de contribuir com o fortalecimento do ensino de Filosofia no Ensino Médio. O projeto é fruto das atividades docente na disciplina Introdução à Filosofia nos cursos existentes na Unidade Acadêmica Permanente de Benjamin Constant – Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas no Alto Solimões, onde foi possível detectar o total desconhecimento e a importância da filosofia por parte dos alunos egressos do Ensino Médio.

Mostrar conforme Severino (2009) que a Filosofia tem contribuições significativas a dar para a formação do adolescente, buscando subsidiá-los com vistas à conquista e à prática do exercício de uma reflexão capaz de assegurar-lhes, com autonomia e consciência, uma compreensão mais segura dos sentidos, conceituais e valorativos, que norteiam sua prática e, consequentemente, sua existência, sem descontextualizar frente às condições históricas reais em que ela se desenrola. Ajudá-los ainda, a desenvolver uma forma de compreensão e de vivência da própria condição humana, o amadurecimento de uma experiência à altura da dignidade dessa condição, experiência a partir da qual possam conduzir sua existência histórica.

A questão que colocamos com a II Semana de Filosofia no Ensino Médio do Alto Solimões é a possibilidade de construir, no espaço escolar, um ambiente propicio a reflexão filosófica. O desafio colocado pelo tema em questão é colocar em ação a atividade do filosofar, para assim permitir que os jovens também filosofem, constitui o objetivo primeiro da semana. Mostrar ainda que a filosofia sozinha, não é suficiente para pensar as estratégias e os instrumentos didáticos para o desenvolvimento da educação filosófica. Langón, (Apud Sofiste, 2007) aponta que “[...] como não se trata do ensino da filosofia, mas da aprendizagem do filosofar, a questão didática muda de sentido, não vai do conteúdo [...], mas se trata de despertar uma atitude filosófica, de fazer filosofar, através dos conteúdos, através das metodologias e das técnicas empregadas, inclusive através do desenvolvimento de procedimentos peculiares do filosofar”. (Apud Sofiste, 2007: 23-24).

Filosofar é o desenvolvimento ou aplicação de métodos. Nesta perspectiva, acreditamos na validade e importância da inclusão da Semana de Filosofia no Ensino Médio, pois filosofar para nós significa questionar, problematizar, colocar em questão os valores instituídos, ou no dizer de Langón significa “provocar uma sacudidela nos jovens, fazê-los “quebrar a cabeça”, derrubar suas certezas e provocar suas dúvidas, violar suas virgindades, fazê-los perder irrecuperavelmente inocências e canduras. [...] exercer violência para provocar no outro um movimento. Um movimento rumo ao imprevisível”. Langón (apud SOFISTE, 2007:24)

As atividades ocorrerão na ESCOLA ESTADUAL CONCEIÇÃO XAVIER DE ALENCAR, que fica localizada no município de Tabatinga/AM, sito à Avenida da Amizade. 76 – Centro – CEP: 69.640-000, prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro/2010. A escola atende 550 alunos no ensino médio e 490 no ensino fundamental num total de 1.040 alunos matriculados.

A proposta apresentada a PROEXTI foi aprovada. Entretanto, não foi executado tendo em vista que os valores aprovados para sua execução eram inviáveis financeiramente.  Foram informados os motivos de sua não execução a PROEXTI.

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