quinta-feira, 29 de maio de 2014

FERIA INTERNACIONAL DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA Y SEMINARIOS en la UNAL

FERIA INTERNACIONAL DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA Y SEMINARIOS em 29 de maio de 2014.

Acontece hoje das 8:00 am as 18:00 pm  a V Feria Internacional de la Ciencia y la Tecnología. lugar Auditorio da Universidad Nacional de Colombia - Sede Amazônia na cidade de Leticia-Amazonas.

Serão apresentados 34 projetos envolvendo os seguintes temas:
* Introdução a vida Universitária
* Contexto Amazónico
* Biología General
* Fundamentos de Antropología
* Fundamentos de Administração entre outros. 

Paralelamente ocorre na Aula TIC II o II Seminario Perspectivas de región transfronteriza en la Amazônia de Colômbia, Brasil y Perú do Grupo  Estudios Transfronterizos  das 8:00 am as 18:00 pm

terça-feira, 27 de maio de 2014

Professores da Ufam em Manaus votam contra o indicativo de greve




Professores da Ufam em Manaus votam contra o indicativo de greve

Na última sexta-feira (23), após intensos debates, os professores da Universidade Federal do Amazonas decidiram manter a mobilização, mas votaram contra o indicativo de greve. Foram 38 votos contra, 36 a favor e 1 abstenção. Entretanto, os docentes decidiram manter o estado de mobilização em defesa da universidade pública e ampliação do Comando Local de Mobilização (CLM), para realização de atividades em todas as unidades acadêmicas visando ampliar o debate da pauta da categoria.

Em Assembleia realizada no dia 8 do mês corrente, os professores haviam aprovado indicativo de greve sem data. Apesar da recusa da assembleia em não aprovar a manutenção do indicativo, avaliam que é necessário intensificar a mobilização em defesa da categoria e da universidade pública e de qualidade.

Em 2012, os professores deflagraram greve que durou quatro meses por conta da precarização da infraestrutura, recursos humanos, falta de negociação da pauta de reinvindicação da categoria pelo governo federal. Salários corroídos e defasados pela inflação.


Por isso, os docentes decidiram ampliar o espaço de debate sobre essa conjuntura nacional e local, e marcaram para o dia (27/05) reunião as 9hs na sede da Adua com os integrantes do CLM para traçar o planejamento e organização das atividades de mobilização previstas para ocorrer na capital e nas unidades de fora da sede da Ufam.

Os docentes da Faculdade de Medicina paralisarão as atividades de ensino no dia 28/05, para participar de uma reunião ampliada às 8h, no Auditório Dr. Zerbini, com a participação de técnico-administrativos e estudantes, para debater os problemas da universidade.


Fonte  ADUA

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Inventário Florestal Nacional na Amazônia terá início este ano



Inventário Florestal Nacional na Amazônia terá início este ano
Edital para contratar trabalhos de campo já está aberto e será apresentado pelo Serviço Florestal Brasileiro em quatro capitais
Reprodução/Portal Brasil
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresenta entre os dias 20 e 23 de maio, em Manaus (AM), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Belém (PA) o edital que irá contratar empresas para realizar a coleta de dados de campo referente à primeira etapa do Inventário Florestal Nacional (IFN) na Amazônia.
O Inventário, uma das maiores ações já realizadas para conhecer as florestas do País “por dentro”, é coordenado pelo SFB e, na Amazônia, terá início pela região conhecida como Arco do Desmatamento. Essa iniciativa trará, pela primeira vez, dados sistematizados e periódicos sobre a condição das florestas de todo o País em termos de qualidade e a quantidade.
Por ser baseado na coleta de dados em campo, o Inventário levantará informações sobre espécies existentes, altura e diâmetro das árvores, biomassa, entre diversos outros parâmetros úteis na elaboração de políticas públicas para promover o uso e a conservação de florestas. Há ainda o componente socioambiental, baseado em entrevistas com moradores para conhecer sua relação com o recurso florestal.
Edital
O edital lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro na última sexta-feira (9) usará recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, para a contratação de empresas especializadas. Os interessados têm até a sexta-feira (30) para encaminhar propostas. Os contratos terão duração de 18 a 20 meses.
Nesta licitação, a região de abrangência foi dividida em cinco áreas que gerarão, cada uma, um contrato diferente: todo o estado de Rondônia, a parte Sul do estado do Amazonas, região de Manaus (AM), Noroeste do Mato Grosso e Sudeste do Pará.
O trabalho de campo nessas cinco áreas envolverá a coleta de dados em quase 2.000 pontos amostrais, localizados em coordenadas geográficas pré-determinadas pelo SFB. Essas coordenadas formam uma “grade” na qual cada ponto situa-se a 20 quilômetros dos outros.
Para demonstrar como essas atividades deverão ser realizadas, o Serviço Florestal realizará treinamento para os profissionais das empresas vencedoras da licitação, em ambiente semelhante àqueles que as equipes encontrarão em campo. Ficará a cargo de cada empresa elaborar o planejamento logístico de suas ações.
O Inventário Florestal Nacional já está em curso em seis estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Santa Catarina foi o primeiro estado a concluir a coleta e a ter seus resultados divulgados.

Programa da Capes seleciona projetos na área de desastres naturais



Programa da Capes seleciona projetos na área de desastres naturais
Iniciativa irá apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País. Inscrições terminam no dia 5 de agosto
Reprodução /Portal Brasil 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (2), o edital do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Pró-Alertas). As inscrições vão até o dia 5 de agosto.
O programa Pró-Alertas enquadra-se nas diretrizes da Capes de indução temporária de áreas estratégicas da política brasileira de ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa conta com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pretende contribuir para a consolidação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Benefícios
Serão aprovados até dez projetos no âmbito do Pró-Alertas, com duração máxima de cinco anos para a execução das atividades. O valor total do financiamento a ser repassado aos projetos aprovados é de até R$ 900 mil.
Entre os itens financiáveis estão bolsas de iniciação científica, doutorado e pós-doutorado, além de passagens aéreas para missões de pesquisa no Brasil ou no exterior e diárias para participação em eventos acadêmicos em temas relacionados ao projeto no exterior.
Objetivos
O novo programa tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, por meio do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica interdisciplinares na área de Desastres Naturais. 
A iniciativa também visa estimular a criação, o fortalecimento e a ampliação de áreas de concentração e linhas de pesquisa na área de desastres naturais em programas de pós-graduação existentes no País, tais como geologia, geotecnia, engenharia civil, engenharia ambiental, entre outros).

Além disso, fomenta pesquisas básicas e aplicadas sobre temas relativos à alertas, prevenção, e gestão de Desastres Naturais.
Requisitos 
Entre as caraterísticas e requisitos principais,exigidos para a apresentação de projeto, contam no edital:
§  O projeto deverá ter, prioritariamente, caráter multi e interdisciplinar;
§  Serão apoiados, preferencialmente, projetos que envolvam parcerias (rede ou consórcio) entre equipes de diferentes instituições de ensino superior ou entre estas e outras instituições de pesquisa que se enquadrem nos termos deste Edital;
§  Cada projeto deverá indicar uma instituição líder vinculada a um Programa de Pós-Graduação stricto sensu acadêmico avaliado pelo Sistema de Avaliação da CAPES com nota igual ou superior a quatro.
São alguns dos requisitos para as equipes participantes do projeto:

§  Serem constituídas por pesquisadores, docentes e discentes vinculados aos cursos de pós-graduação das instituições de ensino superior;
§  Explicitarem o compromisso do projeto com a formação de recursos humanos nas áreas temáticas definidas neste Edital; 
§  A equipe líder deverá indicar um coordenador-geral, doutor há pelo menos cinco anos, pertencente ao quadro permanente de pessoal de IES e/ou instituição de pesquisa, com produção científica e/ou tecnológica.

Para obter mais informações, envie um e-mail para pro-alertas@capes.gov.br.
Fonte:
Capes