terça-feira, 10 de agosto de 2010

CURSO DE CAPACITACAO SOBRE O USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DE TEMAS AMBIENTAIS E DE PLURALISMO CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO ALTO SOLIMÕES.

CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DE TEMAS AMBIENTAIS E DE PLURALISMO CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO ALTO SOLIMÕES.

Josenildo Santos de Souza. Citação: SOUZA, J.S.

O projeto é fruto das atividades docente na disciplina Novas Tecnologias da Informação/Comunicação, onde foi constatado o problema da desconexão no ensino dos conteúdos sobre meio ambiente e pluralismo cultural nas escolas.

Da experiência de vice-coordenador do projeto de extensão “Dias de Cinema e Vídeo na UFAM/INC/BC-UFAM” em 2006-1 e 2007-2, onde ficou evidente a necessidade de incorporar o cinema como instrumento de intervenção didático pedagógica para conteúdos relativos a meio ambiente, saúde e desenvolvimento local, e coordenação do projeto “Cine Club Itinerante/INC/BC-UFAM” em 2008-2 onde foi possível observar que os professores não possuem adequada formação para implementar o uso do cinema em atividades de meio ambiente e pluralismo cultural em sala de aula.
O projeto pretende contribuir no melhoramento das atividades de ensino de temas contemporâneos utilizando produtos cinematográficos em sala de aula, possibilitando mudança de atitudes ao redor do meio ambiente e pluralismo cultural dos participantes em relação a sua prática docente e discente.

Na atualidade, o cinema tem adquirido relevância para o estudo de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, com uma grande possibilidade de mudança, oferecendo um novo suporte metodológico, podendo se converter em um instrumento a ser incorporado nas atividades de sala de aula. Munhoz (2007, p.68), nos diz “que o cinema deve, essencialmente, obrigar a pensar, participar nos problemas individuais e coletivos históricos e atuais, que se têm levantado ao homem. Deve ser polêmico e útil, defender teses, suscitar discussões, provocar “tomadas de consciências”.

Munhoz afirma ainda que, “ninguém poderá negar o valor pedagógico que ultrapassa, não raro, o campo cinematográfico e até escolar, pois possibilita aspectos delicados de formação integral e, especialmente, social”. (Ibdem, 2007, p.90).

De igual modo Pe. Luiz Ruas, membro do Clube da Madrugada citado por Aguiar (2002), ressalta a importância do cinema na formação extra-escolar da juventude. Para ele, “O cinema é o maior fator educacional extra-escolar dos nossos tempos. Semelhante a ele só o rádio. (...) o cinema é a grande escola pública. Nele, analfabetos, e alfabetizados, cultos e incultos recebem lições da mais alta persuasão. A educação realizada através do cinema é educação no sentido mais verdadeiro do conceito porque nele não há nem mesmo o perigo de se confundir educação com instrução”. (Aguiar 2002:140-141).

No campo científico-pedagógico não é mais possível deixar de perceber a dimensão pedagógica do cinema enquanto veículo de múltiplas implicações pedagógicas, que de algum modo têm marcado os diferentes fenômenos mediáticos da comunicação cultural e de massas e o efeito pedagógico que caracteriza o cinema nas suas mais variadas formas e gêneros.

Dentro desta perspectiva, Napolitano (2005) enfatiza a perspectiva não apenas dos procedimentos básicos para analisar um filme, mas também indica inúmeras atividades práticas, que o professor poderá selecionar, adaptar, modificar e às quais poderá incluir outros filmes não sugeridos. Napolitano enumera ainda questões a serem desenvolvidas em sala de aula, sob forma de debates, pesquisas e projetos práticos, não apenas de todas as disciplinas tradicionais, mas também de todos os temas transversais e atividades complementares.

Nesse sentido, no campo educativo, o uso dessas ferramentas tecnológicas, surge como uma grande possibilidade de mudança, oferecendo um novo suporte aos processos de aprendizagem, notadamente no que diz respeito à utilização dos produtos cinematográficos no ensino formal. Possibilidade que precisa ser direcionada, planejada e posta de acordo com o currículo vigente no ensino fundamental relativo neste caso a temas de meio ambiente e pluralismo cultural.

Afirmamos com Giroux (Apud Setton, 2004) que em se tratando de cultura popular, os filmes possibilitam uma aprendizagem dos modos de conduta, hábitos, tipos físicos reproduzidos através dos personagens “filmes inspiram no mínimo tanta autoridade cultural e legitimidade para ensinar papéis específicos, valores e ideais quanto locais mais tradicionais de aprendizagem, tais como escolas públicas, instituições religiosas e a família”. (1995a, p.51), pois, podemos perceber que nos filmes “todos os elementos presentes nas narrativas – formas, músicas, diálogos, sons – constituem posições-de-sujeito determinadas por discursos sobre raça, classe, nacionalidade, gênero, sexualidade”. (Setton, 2004:133).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. (Brasil, 2001: 7).

É nesse sentido de contribuir com essa proposta do PCNs que apresentamos o projeto “CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DE TEMAS AMBIENTAIS E DE PLURALISMO CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO ALTO SOLIMÕES”.

O projeto foi apresentado a PROEXTI e desenvolvido conforme o cronograma..

Público Alvo

✔ Professores do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios de Amaturá, Santo Antônio do Iça e São Paulo de Olivença.

Objetivo Geral:

✔ Capacitar os participantes do projeto de extensão em incursões no âmbito do uso das novas tecnologias educativas, tendo como foco as abordagens teórico-metodológicas para o uso do cinema como instrumento pedagógico em temas de meio ambiente e pluralismo cultural, nas escolas públicas dos municípios do Alto Solimões.

✔ Realizar cursos de capacitação para professores do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios do Alto Solimões.

II SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES NA TRIPLICE FRONTEIRA.

II SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES NA TRÍPLICE FRONTEIRA.


Josenildo Santos de Souza. Citação: SOUZA, J.S.



A proposta do projeto “II SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES NA TRÍPLICE FRONTEIRA” visa dar continuidade a Semana de Filosofia no Ensino Médio do Alto Solimões que iniciou com a I SEMANA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ALTO SOLIMÕES DA ESCOLA ESTADUAL PIO VEIGA - FILOSOFIA: DIFERENTES OLHARES DIFERENTES SABERES que aconteceu no período de 17 a 21/05/2010 no município de Atalaia do Norte no ginásio Átila Lins.

Esta proposta se origina da necessidade de contribuir com o fortalecimento do ensino de Filosofia no Ensino Médio. O projeto é fruto das atividades docente na disciplina Introdução à Filosofia nos cursos existentes na Unidade Acadêmica Permanente de Benjamin Constant – Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas no Alto Solimões, onde foi possível detectar o total desconhecimento e a importância da filosofia por parte dos alunos egressos do Ensino Médio.

Mostrar conforme Severino (2009) que a Filosofia tem contribuições significativas a dar para a formação do adolescente, buscando subsidiá-los com vistas à conquista e à prática do exercício de uma reflexão capaz de assegurar-lhes, com autonomia e consciência, uma compreensão mais segura dos sentidos, conceituais e valorativos, que norteiam sua prática e, consequentemente, sua existência, sem descontextualizar frente às condições históricas reais em que ela se desenrola. Ajudá-los ainda, a desenvolver uma forma de compreensão e de vivência da própria condição humana, o amadurecimento de uma experiência à altura da dignidade dessa condição, experiência a partir da qual possam conduzir sua existência histórica.

A questão que colocamos com a II Semana de Filosofia no Ensino Médio do Alto Solimões é a possibilidade de construir, no espaço escolar, um ambiente propicio a reflexão filosófica. O desafio colocado pelo tema em questão é colocar em ação a atividade do filosofar, para assim permitir que os jovens também filosofem, constitui o objetivo primeiro da semana. Mostrar ainda que a filosofia sozinha, não é suficiente para pensar as estratégias e os instrumentos didáticos para o desenvolvimento da educação filosófica. Langón, (Apud Sofiste, 2007) aponta que “[...] como não se trata do ensino da filosofia, mas da aprendizagem do filosofar, a questão didática muda de sentido, não vai do conteúdo [...], mas se trata de despertar uma atitude filosófica, de fazer filosofar, através dos conteúdos, através das metodologias e das técnicas empregadas, inclusive através do desenvolvimento de procedimentos peculiares do filosofar”. (Apud Sofiste, 2007: 23-24).

Filosofar é o desenvolvimento ou aplicação de métodos. Nesta perspectiva, acreditamos na validade e importância da inclusão da Semana de Filosofia no Ensino Médio, pois filosofar para nós significa questionar, problematizar, colocar em questão os valores instituídos, ou no dizer de Langón significa “provocar uma sacudidela nos jovens, fazê-los “quebrar a cabeça”, derrubar suas certezas e provocar suas dúvidas, violar suas virgindades, fazê-los perder irrecuperavelmente inocências e canduras. [...] exercer violência para provocar no outro um movimento. Um movimento rumo ao imprevisível”. Langón (apud SOFISTE, 2007:24)

As atividades ocorrerão na ESCOLA ESTADUAL CONCEIÇÃO XAVIER DE ALENCAR, que fica localizada no município de Tabatinga/AM, sito à Avenida da Amizade. 76 – Centro – CEP: 69.640-000, prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro/2010. A escola atende 550 alunos no ensino médio e 490 no ensino fundamental num total de 1.040 alunos matriculados.

A proposta apresentada a PROEXTI foi aprovada. Entretanto, não foi executado tendo em vista que os valores aprovados para sua execução eram inviáveis financeiramente.  Foram informados os motivos de sua não execução a PROEXTI.