terça-feira, 31 de março de 2015

A Grande Família – Élisée Reclus



A Grande Família – Élisée Reclus
                                                          Josenildo Santos Souza (SOUZA, J.S.)
O homem adora viver no sonho;
o esforço que o pensamento deve exercer
para apreender as realidades parece-lhe demasiado
difícil, e ele tenta escapar dessa luta pelo refúgio
em opiniões já prontas. Se “a dúvida é o travesseiro
do sábio”, a fé simplória é o travesseiro do pobre
de espirito. Houve um tempo em que o poder de um
deus supremo, que sentia em nosso lugar, queria,
agia fora de nós e conduzia a seu bel-prazer o destino
dos homens, bastava-nos amplamente e fazia-nos
aceitar nosso destino fatal com resignação ou,
inclusive, com gratidão. Agora esse deus pessoal,
no qual os humildes tinham confiança, agoniza em
seus templos, e os mortais tiveram der substitui-lo.
Mas eles já não têm Potência Augusta a seu serviço:
só têm palavras ás quais buscam dar,
como uma virtude secreta, um poder mágico:
por exemplo, a palavra “Progresso”.
Sem dúvida, é verdade que, sob muitos aspectos,
o homem progrediu: suas sensações tornaram-se
mais refinadas, creio; seus pensamentos mais agudos
e mais profundos, e a amplitude de sua humanidade,
abraçando um mundo mais vasto, aumentou
prodigiosamente. Mas nenhum progresso
pode realizar-se sem retrocesso parcial.
O ser humano cresce, mas, crescendo, desloca-se,
e, avançando, perde uma parte do terreno
que outrora ocupava. O ideal seria que o homem
civilizado tivesse conservado a força do selvagem,
que ele também tivesse sua habilidade,
que ainda possuísse o belo equilíbrio dos membros,
a saúde natural, a tranquilidade moral,
a simplicidade da vida, a intimidade com os animais
dos campos, o bom acordo com a terra e tudo o que
a povoa. Mas o que outrora foi a regra é agora
a exceção. É-nos provado por inúmeros exemplos
que o homem de enérgica vontade, amplamente
favorecido por seu meio, pode igualar-se
completamente ao selvagem em todas as suas
qualidades primevas, e acrescentando a elas
por sua consciência fortalecida em uma alma superior;
mas quantos são esses que adquiriram sem perder,
que são simultaneamente os iguais do primitivo
em sua floresta ou em seu prado
e os iguais do artista ou do cientista moderno,
nas cidades laboriosas?


RECLUS, Élisée. Do Sentimento da natureza nas sociedades modernas. Organização e tradução Plínio Augusto Coelho. – São Paulo: Expressão & Arte: Editora Imaginário, 2010.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Doutorado em Ecologia da UFPA/Embrapa oferece oito vagas


O Programa de Pós-Graduação em Ecologia, resultante do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental (Embrapa) abre as inscrições para o exame de seleção ao curso de Doutorado do ano de 2015. O período de inscrição é de 25 de março a 9 de abril de 2015. A seleção será efetuada por uma Banca Examinadora designada pelo Colegiado do Programa, composta por três docentes. Os candidatos serão avaliados pelo projeto de tese (Etapa I) e do currículo (Etapa II).

Por meio do processo seletivo serão disponibilizadas oito vagas, para ingresso a partir do primeiro semestre de 2015. Se necessário, poderá haver entrevista com os candidatos. Em anexo encaminhamos o pdf do edital.

O programa tem como objetivo formar mestres e doutores com entendimento dos princípios que regem os sistemas ecológicos, além das aplicações práticas dos conceitos ecológicos adquiridos. O tema unificador do programa é a ecologia, independentemente do grupo taxonômico, e dentro das linhas de pesquisa estabelecidas no curso, o profissional formado terá uma formação básica dos padrões ecológicos nos seus mais diversos níveis: ecologia de organismos e populações, ecologia de comunidades e ecossistemas, ecologia de paisagem e ecologia teórica e aplicada. Os profissionais formados serão capazes de estudar os processos que regem a dinâmica dos organismos, ecossistemas e comunidades, além de avaliar os impactos da ação humana na natureza e atuar no manejo e conservação da biodiversidade. O curso será voltado para formar profissionais críticos que tanto possam atuar na Academia quanto em contato direto com a sociedade civil, de modo inter e multidisciplinar.


Com informações do portal da ufam/ Noticias Bloco Esquerdo

terça-feira, 24 de março de 2015

XVII ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AMBIENTAIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Cabo Verde - Praia, 9-12 de Setembro de 2015



 XVII ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AMBIENTAIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA


TEMA: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PERSPECTIVAS PARA O PÓS 2015 Cabo Verde - Praia, 9-12 de Setembro de 2015

A Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa realiza o seu XVII Encontro em Cabo Verde, na Cidade da Praia sob o tema global AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PERSPECTIVAS PARA O PÓS 2015, tendo como anfitriã oficial a Universidade de Cabo Verde. Em 2015, as Nações Unidas interpelarão o Mundo e farão um balanço dos níveis de cumprimento das metas estabelecidas para os objetivos do milénio. A REALP é interpelada também a refletir sobre novos objetivos para o pós-balanço no contexto ambiental atual.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Campus do Palmarejo, Universidade de Cabo Verde, Praia, ilha de Santiago, República de Cabo Verde.

DATAS DE REALIZAÇÃO: O Encontro decorrerá de 07 a 12 de Setembro de 2015. Os dois primeiros dias serão dedicados a duas visitas de estudo. No dia 07 está programada uma visita ao interior da ilha de Santiago, com uma paragem na Barragem do Poilão. O dia 08 será dedicado a duas excursões aos centros históricos da cidade da Praia e da Ribeira Grande de Santiago (Histórica Cidade Velha). No dia 09, de manhã está prevista a reunião do Conselho Superior da REALP; à tarde será efetuada a abertura oficial do XVII Encontro da REALP, seguida da apresentação do doutoramento da REALP pela Magnifica Reitora da Uni-CV e da inauguração da Exposição fotográfica sensorial ver, sentir e tocar “Imagens de Imaginar” da autoria de membros da REALP. O dia termina com um momento cultural dedicado à música caboverdiana. Nos dias 10 e 11 serão realizadas conferências e sessões de apresentação de trabalhos em formato oral e de poster sobre os oito temas principais do Encontro. No dia 12 realizar-se-à a reunião do Conselho de Representantes da REALP.
No dia 13, já fora da programação do XVII Encontro da REALP, a Organização propõe uma excursão à Ilha do Fogo, onde se poderá observar os impactos da erupção vulcânica em curso, mediante previa inscrição e pagamento.

PAINEIS TEMÁTICOS:
I) Sustentabilidade de Ambientes Costeiros e Marinhos;
II) Água, Energia e Mudanças Climáticas;
III) Gestão e Conservação dos Recursos Naturais;
IV) Desenvolvimento Sustentável, Políticas e Governança, Participação Social e Inclusão Social;
V) Gestão Ambiental, Áreas Protegidas, Comunidades Tradicionais;
VI) Conservação dos Solos em Ambientes Áridos e Semiáridos;
VII) Valor Patrimonial e Arqueológico dos Recursos Naturais;

APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES: A apresentação de comunicações poderá ser feita em forma oral ou em poster. Os interessados deverão enviar um resumo extendido com um mínimo de 6000 e um máximo de 8000 caractéres em português, utilizando o formulário de submissão da plataforma do evento (www.realp.unb.br). Neste formulário os autores deverão selecionar o formato preferencial de apresentação do trabalho, oral ou poster. O resumo deverá ser colocado diretamente na plataforma, sendo disponibilizado um tutorial de submissão. O resumo deverá incluir um título curto e conciso (máximo 120 caractéres) que reflita o tema principal do trabalho. O corpo do texto deverá incluir: uma breve Introdução; Metodologia; Resultados; Discussão e Conclusões (8000 caractéres no máximo). No final deverão ser incluida as Referências Bibliografiacas citadas no texto.

Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica que posteriormente informará os autores sobre a sua aceitação.  No início no XVII Encontro da REALP os resumos aceites pela Comissão Científica serão disponibilizados aos participantes em CD-ROM ou pendrive, estando igualmente disponibilizados na plataforma do Encontro em formato PDF. Em data posterior ao Encontro, a Comissão Científica terá como missão selecionar os melhores trabalhos que serão publicados em Revista ou Livro Especial do Encontro.
LIMITE DE COMUNICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO EM FORMA ORAL: Serão admitidas um número máximo de 80 trabalhos para apresentação em formato oral. Se esse número for ultrapassdo, a Comissão Científica selecionará os trabalhos em função do da sua relevância, do seu enquadramento nos paineis temáticos e da data de inscrição. Os trabalhos aceites, não selecionados para as apresentações em formato oral serão recomendados para apresentação em formato de poster.

PRAZOS E DATAS IMPORTANTES:
Envio dos resumos e ficha de inscrição: Os resumos devem ser submetidos no site do Encontro (www.realp.unb.br) até o dia 10 de Maio de 2015. A organização enviará aos inscritos uma mensagem via e-mail, a confirmar a recepção do resumo e respetiva inscrição.

Aceitação e publicação das comunicações: A Comissão Científica fará a seleção dos resumos recebidos e comunicará aos autores a sua decisão até ao dia 1º de Junho de 2015.

Os não membros da REALP, que queiram apresentar uma comunicaçao oral ou em Poster deverão pagar uma taxa de inscrição de 100 euros (11000$00CVE). O custo da inscrição inclui o livro de resumos (em CD-ROM ou pendrive) e outra documentação do Simpósio, os cafés do programa, as excussões e um jantar oficial do encontro.

Pagamento da inscrição:
A inscrição deverá ser paga através de transferência bancária após a receção da mensagem sobre a aceitação da comunicação, o mais tardar até ao dia 15 de Julho de 2015. O valor deverá ser transferido para a seguinte conta bancária:
Banco: Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN)
Beneficiário: Universidade de Cabo Verde
Nº da Conta (para transferências nacionais) - 2326452
Nº da Conta (para transferências internacionais) -IBANCV64000400000232645210159;
SSWIFT-CAN BCV CV
Uma vez efetuado o pagamento da inscrição, deverá ser enviada uma cópia do documento que comprova o depósito, para o e-mail: realp2015@adm.unicv.edu.cv
Os professores e os estudantes da Universidade de Cabo Verde poderão assistir às conferências e às sessões de comunicações gratuitamente, mas deverão pagar a inscrição caso queiram apresentar uma comunicação ou um poster ou então beneficiar dos coffee-breaks, excursões e do jantar oficial. Estarão isentos do pagamento da inscrição a Comissão Organizadora e a Comissão Científica do Evento.

EXCURSÕES: Além das conferências e das sessões de trabalho, o programa do Simpósio tem previsto três visitas de estudo relacionadas com os temas gerais do encontro cujos custos de transporte estão incluídos no valor da inscrição. A excursão especial à ilha do Fogo não está incluída neste pacote.
1) Visita Guiada ao Interior da ilha de Santiago com paragem na Barragem do Poilão;
2) Cidade da Praia – visita guiada ao Centro Histórico da cidade da Praia
3) Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha): visita guiada aos locais com interesse histórico e geográfico na histórica Cidade Velha.

SÍTIO WEB DO ENCONTRO: Informações relevantes relacionadas com o encontro serão difundidas no sitio web da REALP ou no sitio web da Universidade de Cabo Verde: www.unicv.edu.cv.