terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Mundial da Filosofia no Brasil

Dia Mundial da Filosofia no Brasil
Josenildo Santos de Souza
O Dia Mundial da Filosofia é o momento propício para se compreender, a verdadeira importância da filosofia no dia-a-dia do educando e de todo cidadão. O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro. Neste ano de 2010, os eventos alusivos à data acontecem neste 18 (quinta-feira) de novembro, dia durante o qual a equipe do projeto II Semana de Filosofia no Ensino Médio do Alto Solimões – Filosofia: diferentes olhares diferentes saberes na tríplice fronteira, estará realizando a exibição do filme Escritores da Liberdade no auditório do Instituto de Natureza e Cultura – INC/BC-UFAM – Campus Benjamin Constant no horário das 09h00 as 12h30.
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído para propiciar a oportunidade de aprender a importância do ato de pensar, de repensar convicções anteriores, de admitir a legítima variedade dos ângulos de vista, de aceitar opiniões diferentes e contrárias, de crescer na compreensão mútua, de conviver com as diferenças sem criar conflitos e de desenvolver a virtude da tolerância, imprescindível para o exercício digno da cidadania e da paz no mundo. Mostrar a filosofia como instrumento de reaprender a pensar, representar, julgar, decidir e agir com criticidade e moderação.
Viva a Filosofia hoje, amanhã, sempre.

UFAM/PROEXTI APROVA PROJETOS PIBEX 2010-2

PROEXTI apova os projetos II Semana de Filosofia no Alto Solimões - Filosofia: diferentes olhares diferentes saberes na triplice fronteira